Conheça todas as formas de Logotipo que existe



Eles são conhecidos como Logotipo, ou simplesmente Logo, mas é muito mais que isso, existe uma classificação que denomina eles em grupos com técnicas e estilos diferentes. É o que veremos neste post, uma informação útil pra quem administra uma marca.

Com o passar do tempo, o logotipo de uma empresa pode mudar, para se adaptar a uma nova filosofia, mentalidade ou forma de atuação no mercado.

Como a criatividade não tem limites, é possível que um logotipo se enquadre em mais de uma dessas categorias abaixo.



Logotipo - representação gráfica de uma marca que consiste apenas de letras, estilizadas e com design característico.

Exemplos: Google, Zara, Samsung, Skype, Canon, Uber, kellogg's, Lego, Metallica, Skol, Nestle, Vogue, Kinder, Nokia, Mobil, Yahoo, American Express, Coca Cola, Nasa, Gillette, facebook, Visa, Sony.



Imagotipo - É a forma mais versátil, por causa de sua flexibilidade para o uso de um ou ambos os elementos em uma variedade de aplicações.

Exemplos: Red Bull, Vodafone, Pepsi, Lacoste, Spotify, NBC, Adidas, Audi, Chanel, Jaguar, Mercedes-Benz, Yamaha, Toyota, WhatsApp, Honda, Firefox,twitter, Microsoft.




Isólogo - quando o símbolo e o lettering são uma coisa só, a sua identificação plena só ocorre com os dois elementos.

Exemplos: Elma Chips, Goodyear, Lay´s, Ariel, Pizza Hut, Burger King, Ford, Amazon.com.



Isotipo - quando só o símbolo basta para transmitir a mensagem. É uma posição privilegiada, usada quando uma marca alcança posição de mercado, quando possui certa notoriedade, podemos reconhecer apenas o isotipo.

Exemplos: Lacoste, Chanel, Olimpíadas, Apple, Nike, Sony vaio.






Além dessas 4 categorias, existe ainda outras denominações que podemos usar, segue alguns exemplos:




Inicial - faz uso da primeira letra como parte do símbolo.

Exemplos: Seat, Carrefour, Adobe, Suzuki, Pinterest, Facebook, Macromedia, Motorola, Mac Donalds, Beats.



Sigla - usado quando a empresa tem um nome longo ou complicado. Condensar o nome simplifica o projeto e fica mais fácil para os clientes se lembrarem.

3M Company - Minnesota Mining and Manufacturing.
GNT - já significou Globosat News Television, mas atualmente a sigla é o nome.
ESPN - Entertainment and Sports Programming Network.

Exemplos: BBC, AOL, CNN, Tam, P&G, Nasa, JAL, HBO, IBM, JVC, Ikea, CBS, EA, EMI, ESPN, NBC,  AMD, GVT, 3M, GNT.



Acrônimo - um jogo de palavras feito para melhorar o nome, deixa-lo mais comercial.

SADIA - Sociedade Anônima Indústria e Comércio Concórdia. O nome foi composto a partir das iniciais Sociedade Anônima e das três últimas letras (dia) da palavra ‘Concórdia’.
SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.
FEDEX - Federal Express Corporation.

Exemplos: Alcoa, Embratel, Varig, Petrobras, Sadia, Senac, Fedex.



Monograma - as inicias e o símbolo são fundidos em uma única unidade.

Exemplos: Warner Brother, C&A, LG, Chanel, Louis Vuitton, Giorgio Armani, DC shoe, LSO, GE, SBT, VW.



Pictograma figurativo - funcionam muito bem porque condensam a marca em uma única imagem, permitem que você transmita sua mensagem instantaneamente.

Exemplos: Apple, twitter, Lacoste, Mercedes-bens, Puma, WWF, Playboy, John Deere, Batman, Rolling Stones, Shell, NY public Library, Android.



Pictograma abstrato - o benefício de uma marca abstrata é que você é capaz de transmitir o que sua empresa faz simbolicamente, sem depender das implicações culturais. Através da cor e forma, você pode atribuir significado e cultivar emoção em torno de sua marca.

EyeSync - tecnologia audiovisual e de rede sem fio. O logotipo genial é a combinação de um olho com o sinal de wi-fi.
Airbnb - O conceito da coisa toda tem a ver com “pertencer” a todos os lugares. (???)
Instagram - Já tem os benefícios da notoriedade, este logo é uma abstração do antigo, que era uma máquina fotográfica instantânea.

Exemplos: Google, Mitsubishi, Pepsi, Nike, EyeSync, airbnb, Instagram.



Firma - transmite uma impressão pessoal ao trabalho, são muito usadas por pintores e fotógrafos. Não precisa ser necessariamente uma assinatura cursiva, como é o caso da Ray Ban, que não representa uma pessoa.

Exemplos: Fátima Bernardes, Pierre Cardin, Ray ban, Picasso, Walt Disney. Ayrton Senna usava, hoje é um complemento no Logo do instituto que leva seu nome.



Emblema - não se engane com o aspecto tradicional, esse tipo de logo pode ter um impacto impressionante, passa uma  mensagem poderosa. Algumas empresas têm efetivamente modernizado o olhar sobre esse tipo de logotipo. O seu ponto negativo, ele é muito difícil de trabalhar em pequenos formatos, seja no papel ou digital. Muito usados por marcas automotivas, cervejarias, escolas, times de futebol, empresas de segurança.

Exemplos: BMW, FIAT, Porsche,Ferrari, Corinthians, Lamborghini, Chelsea, CBF, Jurassic park I, Dodge, Bentley, Mini, Heineken,Harley Davidson, Harvard.



Mascote - são quase sempre bem humorados e serve como embaixador para o seu negócio, são ótimos para empresas que querem criar uma atmosfera saudável, apelando para famílias e crianças. Pense nos mascotes de eventos esportivos e na grande dinâmica que eles criam ao se envolver com o público!

Gina - A foto é da modelo Zofia Burk. Gina é o nome do produto, uma homenagem à "Dona Gina", mãe dos fundadores da empresa.
Quaker - O fictício "Larry" é o personagem-símbolo da Quaker há mais de 135 anos.
KFC - O coronel Harland Sanders é quem estampa o logotipo, ele é o fundador da empresa.

Exemplos: Uncle Bens, Michelin, MailChimp, Gina, Quaker, KFC. Muitas marcas fazem uso de mascote como versões alternativas adicionais: Sucrilhos, produtos Elma Chips, Sadia, Duracell, Nesquick, Royal, Mc Donalds, refrigerante Dolly.






Recentemente a Starbucks fez o Redesign do seu Logo, uma alteração profunda como esta normalmente revela uma mudança de atitude da marca. O Logo que era um Isólogo - emblema, passou a ser um Imagotipo, mais versátil. Quando se faz uma atualização do Logo, o importante é ele estar "alinhado" com a fase atual da empresa.


Não basta ser visualmente agradável, o logotipo tem que significar alguma coisa.


Para definir qual usar, não opte por um ou outro simplesmente, é preciso um estudo para definir suas necessidades. O logotipo serve a um propósito, esqueça seu gosto pessoal, pense na empresa, na sua filosofia, mentalidade e na forma de atuação no mercado.

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